Educação Online



Tecnologias da informação no ambiente escolar


O blog é um meio de propagação de informação, que a maioria das pessoas tem utilizado nos dias de hoje. Este pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins. Uma das vantagens das ferramentas do blog é permitir que os usuários publiquem seu conteúdo de maneira que esteja disponível a qualquer internauta interessado, com o principal intuito de interação entre grupos, já que é possível fazer comentários, e de socializar informações e conhecimentos. No presente texto, analisaremos um dos blogs encontrados no 'blog du fessô' , criado pelos alunos da turma da sétima série, do colégio Grambery, de Juiz de Fora, na disciplina de Língua Portuguesa.
O blog analisado, é de fácil exploração e navegação já que é possível encontrá-lo em sites de busca, como o Google. Os textos encontram-se na página principal, bem elaborados, com assuntos da atualidade e com os links visíveis. Os interessados em conferir os temas abordados, podem acessar o blog da 7M1.
Para nós, a escolha dos temas abordados pelos alunos foi bem interessante por tratar de diversos assuntos que chamam a atenção dos leitores, atingindo um distinto público alvo. Os textos se apresentam de uma forma clara e objetiva, contento esclarecimento sobre o que está sendo tratado, estatísticas que comprovam dados e dão credibilidade ao autor, como no post sobre "Aliciamento de menores" quando citam "mais de 56 milhões de jovens entre 5 e 17 anos trabalham em nosso país".
Segundo entrevista com o Professor João Peçanha, responsável pela proposta, o tempo todo ele estimulou o debate entre os alunos, com o objetivo de desenvolver a capacidade crítica desses, já que no ensino médio o estudo deles será focado em concursos, como vestibular e ENEM.
Ao olharmos um texto, um jornal ou uma revista, primeiramente fazemos uma analise visual das figuras, cores, design e com o blog analisado não é diferente. Na primeira passada de olhos o que chama mais atenção é este aspecto citado, e na página virtual da turma 7m1, as figuras são bem legais e para complementar os textos alguns alunos colocaram vídeo em anexo.
Os textos apresentam harmonia quanto ao conteúdo. Acreditamos que questionamentos para fazer o leitor pensar sobre o assunto, sugestão de sites relacionados e a opinião dos autores, fizeram falta neste blog para deixa-lo mais completo. Mas quem nunca errou? Além do mais, o erro é tratado pelo professor João de modo construtivo, como a melhor forma de aprender.
A proposta educacional não está plenamente presente no blog. Os alunos abordam temas interessantes que tratam o cotidiano e alguns problemas da sociedade, mas possuem poucos recursos educacionais, pedagogicamente analisando. Sendo tratados de forma muito objetiva, as informações não apresentam erros e nem fuga ao tema, tudo de acordo com a idade e possibilidade dos alunos que cursam a 7° série, e eles não postam além do que é pertinente para o grupo. É relevante lembrar também que os alunos não tiveram encaminhamentos direcionados por parte do professor para construção do blog, como sugestões de fontes para pesquisa e pano de fundo para os temas, mas sim no sentido de orientá-los sobre a produção textual e dicas de sites para pesquisas.
Durante o desenvolvimento dos temas através dos blogs, podemos perceber, como citado nas entrelinhas, uma posição imparcial por parte dos alunos, já que eles não assumem uma posição concreta, fazendo com que o texto produzido por eles apresente apenas dados bem próximos da fonte, e por isso algumas vezes, mesmo sendo os próprios autores, acaba sendo confundido como uma cópia do assunto tratado, mas podemos dizer que os alunos-autores construiram o conhecimento e aprenderam sobre o tema, além de esta atividade possibilitar a produção do texto, o que é importante para aprendizagem em geral, pois estimula também a criatividade na elaboração, com assuntos e imagens tratados.
É notório que esse tipo de atividade desperta o debate entre os alunos, além de fortalecer o sentimento de união da turma e fazer com os que possuem dificuldade com a escrita, aprendam pelo menos um pouquinho com os que escrevem bem; de acordo com o professor João.
Diante de toda essa análise feita por nós, alunas do segundo período de pedagogia da UFJF, podemos dizer que os temas abordados pelos alunos- autores foram bem interessantes, despertam em nós leitores a curiosidade. O trabalho do professor João é exemplar já que abrange vários aspectos, como o trabalho com atividades online, as pesquisas sobre diferentes temas, o interesse deles para aprenderem mais, o estimulo da interação com outros blogs que tratam também de novos assuntos e a produção de textos, que vai aperfeiçoar o senso crítico. Considerando os alunos, as suas idades e a formação, vemos que eles absorveram bem todos os aspectos, já que produziram textos bem explicativos, com imagens e vídeos. Já que devido ao sucesso da atividade, o professor pretende dar continuidade a essa no próximo ano, deixamos para eles a dica de estarem sempre analisando os temas tratados de forma crítica, para que os textos sejam de maior interesse ainda dos leitores, fazendo com que o blog seja frequentemente acessado.

Referência: 
'Blog du fessô' 
 Para aqueles que estiverem interessados em montar um blog, vai ai a dica com o vídeo:

 
Daniele Fabre, Elize Vianna, Maiara Ferreira e Vanessa Rocha.